Analytics

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quanto poupar

Quando você recebe um aumento no salário, sempre se pergunta: quanto poupar e quanto gastar. Mas, ao ouvir que, pelo menos, 30% devem ser investidos, sempre se houve um resmungo. O brasileiro, agora, quer gastar.

Tudo depende do que já se construiu e do valor da renda, mas um ponto é fato: sempre se pode poupar algo.

Para quem é solteiro e ainda não tem imóvel próprio ou carro, o ideal é mesmo poupar 30% para comprar, se desejar, esses bens no futuro.

Para quem tem uma renda familiar de cerca de R$ 3.000  e tem dois filhos, por exemplo, essa porcentagem já pode cair para 10%, de forma que não prejudique o seu sustento ou a qualidade de vida.

Contas separadas
Depois que você estabelece um valor a aplicar, o difícil é justamente guardá-lo. O ideal é usar uma conta-poupança para reservar o dinheiro que será aplicado.
Assim, se quero guardar R$ 2.000 por mês, quando recebo o salário transfiro imediatamente esse dinheiro e me programo para viver o resto do mês com o que sobrou do salário. Em geral, sempre dá para sobreviver.

Onde aplicar
É preciso saber o que você quer fazer com o dinheiro que está guardando e em que prazo pretende usá-lo. Se for para comprar, por exemplo, um carro daqui a seis meses o ideal é a poupança. Rende pouco, mas não paga Imposto de Renda no saque.
Para quem quer comprar uma casa daqui a dois anos, pode valer a pena aplicar em um fundo de renda fixa. Mas fique de olho no rendimento, nas taxas de administração cobradas e no imposto que deverá ser pago na sua retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário