Analytics

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Valor de atrasados de revisão será enviado por carta

Quem tem direito à revisão pelo teto na aposentadoria do INSS e vai receber o aumento no benefício entre os dias 1º e 8 de setembro será avisado por carta sobre o valor dos atrasados (diferenças não pagas pelo INSS em até cinco anos antes do pedido de correção). As cartas serão enviadas na primeira semana de setembro.

Também será informada na carta a data de pagamento. Quem tiver até R$ 6.000 para receber terá a grana em 31 de outubro deste ano. Valores acima de R$ 19 mil serão pagos somente em 31 de janeiro de 2013. Recebe o aumento quem se aposentou entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 e teve o seu benefício limitado ao teto na época da concessão.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festival de crédito

Vocês já reparam que há linha de crédito para tudo? Antecipar restituição do Imposto de Renda, antecipar 13º salário, para pagar impostos do início do ano, para comprar ou construir casa, para reforma de imóveis, para compra de material escolar, para microempresário...

Tudo isso porque os juros estão aumentando no país e os brasileiros continuam financiando. Até aí tudo bem. Mas, se for assumir uma dívida,  contrate um empréstimo com um prazo não muito longo.

Essa dica não é só por conta dos juros que são maiores em prazos mais longos. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, a maioria dos inadimplentes deixam de pagar a dívida no fim do contrato porque ou ficam desempregados ou ficam doentes. Assim, os empréstimos mais longos tendem a sofrer mais com os imprevistos. E, não custa relembrar, sempre faça um abatimento no saldo devedor. O ideal é usar o dinheiro do 13º salário para isso e dininuir os presentes de Natal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Deixe de ser um endividado

Hoje, o post, com a colaboração da jornalista  Livia Wachowiak Junqueira,vai ser curto, mas eficiente. Entre 2012 no azul e aprenda a poupar! Confira as dicas. 


1) RENEGOCIE
. Uma vez endividado, procure a instituição que está fazendo a cobrança para renegociar a dívida
. Apenas aceite valores que, efetivamente, poderão ser pagos
. Preste atenção nos juros cobrados na renegociação. Exija que eles também sejam menores
. Procure uma instituição por vez e vá pagando as dívidas aos poucos, não queira pagá-las todas de uma vez

2) PLANEJE
. Tenha uma programação orçamentária
. Procure não fazer compras por impulso
. Antes de comprar a prazo, pense no valor total da compra, em vez de considerar apenas o valor das parcelas
. Na maioria dos casos, vale mais a pena fazer uma poupança para pagar o produto à vista



3) EVITE
. Usar a grana disponível no cartão de crédito ou no cheque especial. Quem faz isso, se endivida mensalmente sem perceber
. Essas duas modalidades têm cobranças altas de juros e, ao contar com esse crédito como renda, o trabalhador nunca terá a grana necessária para pagar a dívida
. Esses tipos de empréstimos só devem ser usados em emergências

4. AJUDA
. Os consumidores que não conseguirem se desfazer das dívidas podem procurar o Juizado Especial Cível
. No órgão, serão iniciadas ações contra os bancos questionando a cobrança dos valores
. Ações de até 20 salários mínimos podem ser iniciadas sem advogado
. Ações acima de 20 salários até 40 salários mínimos devem ser iniciadas com advogados






terça-feira, 23 de agosto de 2011

Você terá desconto no convênio por ter bons hábitos?



A partir desta semana, as operadoras de plano de saúde poderão se inscrever em um programa da ANS (agência nacional de saúde) para que elas possam oferecer um desconto de até 30% na mensalidade do convênio para o cliente que tem bons hábitos (não fuma, não bebe, faz academia etc). 


O cadastro no programa, por enquanto, não é obrigatório para as empresas. Em troca, as operadoras deverão receber incentivos, que não ficaram claros quais serão.


O cliente só poderá pedir o desconto depois que a empresa entrar no programa. Ele deverá preencher um questionário com todas as informações sobre os seus hábitos e deve atestar que elas serão verídicas. Com base nessas dados, a sua empresa dirá qual deverá ser o seu desconto. Será que essa nova regra vai pegar? 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

À espera da grana da restituição do IR

A Receita Federal já liberou três lotes de restituições do Imposto de Renda neste ano. Quem ainda não recebeu e está roendo as unhas porque precisa da grana pode verificar se há um problema em sua declaração no site do Leão.
Se estiver tudo bem, a Receita poderá lhe enviar uma mensagem de celular quando a sua restituição for liberada. O cadastro do serviço de SMS também é feito pelo site.  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vale repetir: não venda as suas ações

Nessas horas de turbulência nas Bolsas de Valores do mundo, as pessoas físicas que têm uma graninha aplicada em ações começam a se desesperar. Então, vale a pena repetir, tenha o sangue frio dos grandes investidores e deixe a sua grana bem paradinha.
Vender o que tem agora resultará em grandes perdas. O dinheiro aplicado na Bolsa deve ser depositado pensando no longo prazo. Se quiser deixar esse investimento de lado, espere uma nova valorização das ações sacar o investimento, o que pode só ocorrer daqui a um ano,  para sacar o investimento.
Outra dica importante: diversifique os investimentos. Nunca deposite todas as suas moedas em um mesmo cofrinho porque alguns deles podem quebrar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Revisão no INSS será definida no dia 25

Somente após o dia 25 de agosto os aposentados que tiveram o benefício limitado ao teto da Previdência na época da concessão poderão saber se receberão uma revisão nos postos do INSS. A partir dessa data será possível ver no site da Previdência o extrato do pagamento do benefício em setembro, referente ao salário de agosto. Quem tiver direito já poderá verificar o aumento no extrato.

A divulgação de que o INSS pagará uma revisão no posto para cerca de 117 mil aposentados do país causou euforia e expectativas. Todo mundo acha que tem direito e, se assim fosse, cerca de 24 milhões de beneficiários da Previdência receberiam o aumento.

O INSS divulgou uma consulta pelo telefone 135 e pelo site www.previdencia.gov.br. Porém, essa lista  tem erro e pode ter deixado muita gente de fora. Por isso, a definição de quem receberá o aumento entre os dias 1º e 8 de setembro, só será confirmada no dia 25.


                                    O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho